top of page

ST.01- Representações e discursos sobre meio ambiente

​

 

            A História Ambiental, de acordo com Worster (1991), tem como um de seus objetivos aprofundar o nosso entendimento de como os seres humanos foram, através dos tempos, afetados pelo ambiente natural e, inversamente, como eles afetaram esse ambiente e com que resultados. As múltiplas formas como ocorrem este processo, e como os indivíduos vem refletindo acerca deste, são abordagens que serão acolhidas neste simpósio temático.

            Cumpre esclarecer que, objetiva-se a construção de um diálogo amplo e inclusivo acerca do lócus histórico de representações e discursos ambientalistas. Nessa linha, críticas ou defesas elaboradas por atores sociais; intervenções públicas ou privadas no ambiente; experiências isoladas de ações ambientalistas; influências de concepções religiosas ou científicas no meio socioambiental, entre outros prismas de análise, são esperados.

 

Referências:        

 

DRUMMOND, José Augusto. História Ambiental: Temas, fontes e linhas de pesquisa, 1991. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 4, nº. 8, 1991.

 

DUARTE, Regina Horta. História & Natureza. Belo Horizonte: Autentica, 2005.

 

FRANCO, José Luiz de Andrade; DRUMMOND, José Augusto. Proteção à natureza e identidade nacional no Brasil, anos 1920-1940. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.

 

MARTINEZ, Paulo Henrique. História Ambiental no Brasil: Pesquisa e Ensino. São Paulo: Cortez 2006.

 

NODARI, Eunice; Correa, Sílvio. Migrações e natureza. São Leopoldo: Oikos, 2013.

 

PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da História Ambiental. Revista Estudos Avançados, vol.24, nº 68, 2010.

 

WORSTER, Donald. Para fazer História Ambiental. Revista Estudos Históricos, vol.4, nº8, 1991. 

PROEXC

Grupo de Trabalho Pesquisa e Extensão

em História Ambiental

bottom of page