Apresentação

  A Jornada de História Ambiental iniciou sua trajetória em 2011 e, de modo bienal, ocorre em parceria com o Mestrado Profissional em História (PPGH), o Programa de Educação Patrimonial (PEP), o Centro de Documentação Histórica (CDH) e o Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  

  Ao longo de suas edições, o evento vem se afirmando como um espaço importante para reunião, diálogo e avanço das pesquisas e projetos extensionistas no âmbito da História Ambiental, na perspectiva interdisciplinar e na relação com a Educação Ambiental e movimentos sociais.

 

  A partir do primeiro semestre de 2015, nosso Grupo de Trabalho, Pesquisa e Extensão em História Ambiental (GTPEHA) tornou-se responsável pelo Programa “A História Ambiental como estratégia de intervenção na cidade do Rio Grande/RS”, financiado pelo Programa de Extensão Universitária (PROEXT), do Ministério da Educação. Desde então, intensificamos pesquisas e ações voltadas à promoção da cidadania socioambiental, salvaguarda de acervos, Educação Ambiental e preservação da memória.

 

  Neste ano, temos o prazer de convidá-los para participar da IV Jornada de História Ambiental. Em nossa programação, os simpósios temáticos, as oficinas, palestras e atividades ofertadas acolhem variados pontos de análise que repousam no bojo da História Ambiental. Durante o evento, também ocorrerá a exposição "Árvores: segredos e memórias afetivas”, bem como estará aberto o convite para saída de campo ao Eco-Museu da Picada.

 

  Venha conferir!

PROEXC

Grupo de Trabalho Pesquisa e Extensão

em História Ambiental